domingo, 3 de julho de 2011

Amar é questão de exercício

O amor verdadeiro exige disciplina e prática constante.
Como o atleta precisa se exercitar diariamente para manter a forma física, o amor verdadeiro requer esta atenção constante na disciplina e prática.
A disciplina orienta a atenção para amar, constantemente, sem ceder aos sentimentos mesquinhos que são incessantes e incansáveis.
A prática orienta para a ação de amar, constantemente, sem ceder à preguiça, aos medos e sentimentos mesquinhos que nos retraem diante dos acontecimentos adversos da vida, do cotidiano.
Quando se orienta para as ações, passamos do amor inerte para o amor vivo que é a manifestação e ele será colocado a prova frequentemente, e só aí poderemos perceber o que é amor e o que é egoísmo e orgulho.
Mas a prática não sobrevive sem a disciplina, e sem a disciplina não podemos desenvolver o hábito de amar. O hábito de achar que já amamos, isto, já fazemos e podemos perceber que é pequeno demais. Este hábito é comum às pessoas e vemos que ele não tem dado frutos bons e quando o faz, é a muito custo e sofrimento e não perpetua.
A prática e disciplina colocam o amor na condição de "ação". Sem disciplina e prática o amor é "reação", é espera, é desconfiança, é apego. E isto, é o que vemos por aí, em todos os cantos do mundo, em quase todos os lares.
Isto é assim, porque aprendemos que Amar é algo que acontece pelo olhar, pelo toque de pele, pelo roçar dos lábios, pelo gesto do outro em que nos coloca primeiro a ele ou ela. Isto é romance, atração, ilusão, apego, desejo e egoísmo.
Chamam as reações químicas do corpo, à estes sentimentos, de amor.
Isto nunca foi, nem será Amor.
As religiões são culpadas de exaltar esta ilusão e orgulho, em cerimonias suntuosas de casamento, mas vazias de comprometimento e de amor.
Mas amar começa no exercício constante e determinado de vencer a si mesmo nos desejos e orgulhos que se orientam pelos estímulos externos.
Amar começa no derrotar a si mesmo na prática e disciplinas constantes.
Isto é uma questão de exercício e não de acasos.
Um dia, até será uma questão de inspiração, mas até lá, é uma questão de exercício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário