quinta-feira, 7 de julho de 2011

O Amargo da Vida

A vida não é amarga
A vida é saborosa

Não existe amargo ou doce, existe sabor.
Quando esperamos das coisas um sabor único, aquilo que nos vem é contrário, é experimentado como ruim, mas quando não criamos expectativas e deixamos o paladar a mercê do saborear, aquilo que nos vem não encontra contrário, porque é experimentado com o sabor que tem.
Quando tomamos um café e esperamos seu gosto doce, mas ele não está adoçado, o sabor amargo intensifica na boca e imediatamente o rejeitamos. Mas quando tomamos um café, e sabemos que seu gosto virá sem açucar, aquel gosto forte deixa de ser ruim, e seu amargo fica saboroso. Ele continua café e amargo, mas não ruim e sim saboroso.
Esta lição do café é para os acontecimentos da vida. Não existe ruim, nem triste, nem amargo, o que existe na vida são sabores e experiências.
Não existe morte nem vida, não existe rico ou pobre, o que existe é abundância ou ausência de dinheiro, ausência de vida ou ausência de morte.
A morte pode ser uma experiência tida em vida. Não a morte do outro, mas a própria vida pode estar morta. Isto é ausência de sabor!
A ausência de expectativa perante as coisas pode nos tornar menos instáveis de sentimentos e emoções, consequentemente, nos tornar mais receptivos aos sabores da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário